Viajando com Ronaldo

Como trabalhar na Disney

Como moradores de Orlando, podemos dizer com propriedade que sim, a cidade gira em torno no turismo, e que tudo isso só se tornou o que é por conta da Disney! A empresa fundada por Walt, é a grande responsável por vir atraindo tantos investidores e tantos curiosos, ano após ano, por tanto tempo. E não é pra menos, vir para a Disney é o maior sonho de 9 entre 10 crianças (e, na verdade, também adultos). Mas já pensou como deve ser incrível poder viver dentro da Disney? Trabalhar na Disney? Respirar a cultura Disney e conhecer, a fundo, toda sua essência? Pois bem…para jovens universitários, isso é bem possível!

Ano após ano, a equipe dos parques Disney, passam por alguns países (aqueles que atraem mais turistas) e pescam jovens, ainda na faculdade, para trabalharem como “apoio”, durante seus períodos mais lotados. Isso acontece principalmente nos últimos meses do ano. Assim, a empresa une o útil ao agradável, e oferece programas de intercâmbio cultural para estes jovens, em troca de sua mão de obra. Os programas que costumam ser oferecidos são o ICP (International College Program), HCP (Hospitality Certificate Program, para graduados em áreas específicas), o Park Greeter, e o Guest Relations. Porém, para fazer o HCP, Park Greeter (ou Super Greeter) e o Guest Relations, todos devem antes ter feito o ICP. Esse é um dos (muitos) pré requisitos.

A youtuber Aline Pepe, dona do canal Frescura sem Censura (ou Aline Pepe) e do blog AlinePepe.com, hoje mora em Orlando, e é uma das felizardas, que realizou seu sonho de trabalhar pra Disney em dois programas distintos, e também na Universal Studios. Ela é nossa convidada do dia, e vai nos contar um pouco sobre o processo seletivo e de sua experiência no geral.

1trabalhar na disney

 

Trabalhar na Disney!

Olá! venho hoje tentar contar pra vocês um pouquinho do que foi viver a melhor experiência da minha vida. Do fundo do coração, posso afirmar que, ter vindo trabalhar na Disney há 10 anos atrás (sim, hehehe…tô ficando velha) mudou todo o rumo da minha história. Desde 2006, quando desembarquei aqui dia 14 de Novembro, eu nunca mais fui a mesma. Mas vamos começar pelo começo, porém, indo direto ao que os interessa.

trabalhar na disney

Quero trabalhar na Disney também. Como você fez?

Vou falar sobre o ICP, que é o primeiro programa que todos devem fazer.

Apesar de já ter se passado bastante tempo desde o meu ICP, ainda hoje o processo seletivo permanece praticamente o mesmo. Minha irmã fez o programa ano passado, então tenho tudo bem fresco em minha memória. Os interessados devem ter mais de 18 anos, estar matriculados regularmente em um curso superior, falar inglês (não precisa ser o mais fluente do mundo) e amar a Disney. Esses são os principais pré requisitos para participar do programa. Existe também o “Disney Look”, que é basicamente a sua aparência. Não precisa ser parecido com o Brad Pitt, mas o candidato deve ter uma aparência agradável para os entrevistadores (porque né? Isso é uma questão bem pessoal), não ter piercings nem tatuagens aparentes, cabelos super coloridos e, para homens, a barba bem feitinha…resumindo: você não pode chamar atenção demais. Gente, pode parecer “preconceito” para muitos, mas este é o padrão que a Disney exige para seus funcionários…são regras internas, e são seguidas à risca. Quem tiver interesse em fazer o ICP, mas tem belos e brilhantes cabelos roxos (que, by the way eu amo), deve se preparar para voltar suas madeixas à tons mais “tradicionais”. Uma pena, eu sei.

 

trabalhar na disney

 

Mas voltando…os interessados devem, antes de mais nada, se inscrever na página do da STB, a mediadora entre a Disney e o programa. O programa é o Cultural Exchange Program, e no próprio site, vocês encontrarão todas as informações necessárias e a programação de palestras e etapas deste processo seletivo. Fique atento mesmo a essas datas das palestras, elas são parte fundamental do processo! A dica de ouro para não perder nada, é ficar ligado no grupo do Facebook do ano que você deseja vir. Por exemplo, se você quer trabalhar aqui no fim de 2017, procure no Facebook “Futuros Cast Disney Members 2017/2018“. Todo ano tem! Uma vez que você descubra que vai ter uma palestra na sua cidade (geralmente elas acontecem entre Março e Abril), arrume-se com roupas formaizinhas (tipo de entrevista de emprego mesmo), e vá assisti-la. Ao final da primeira palestra, serão distribuídas senhas para as primeiras entrevistas, que podem ocorrer até no mesmo dia. Essa primeira entrevista é feita pelas próprias pessoas que trabalham na STB (brasileiros), como uma primeira triagem. Nela, eles medem seu inglês e julgam seu Disney Look (hahaha pois é, julgam sua aparência). Passada a primeira entrevista, uma vez aprovado (você receberá a resposta por email, e demora um pouco viu?), você deverá comparecer a uma segunda palestra, seguida por entrevista, mas dessa vez, ministrada pelos próprios recrutadores de Walt Disney World. Não se assustem, todo esse processo pode ser longo e doloroso. Pra vocês terem noção, minha primeira palestra aconteceu em Março, minha resposta final de aprovação chegou no meio de Outubro, e em 14 de Novembro embarquei. Tenso sim, mas também delicioso demais!

 

E como é a vida na Disney?

A vida aqui se baseia em 3 pilares: trabalho, vivência (aprendendo com culturas e costumes diferentes) e diversão. Não saberia medir qual dos 3 pilares é mais explorado…você pode trabalhar muito, mas se divertir mais ainda! Foi o meu caso. Aqui, somos divididos em 4 condomínios que pertencem à Disney, onde só moram jovens de todos os cantos do mundo. No seu apartamento, podem viver mexicanos, japoneses, franceses, tailandeses, australianos…tem de tudo! E a festa rola solta né, imagina, milhares de jovens vivendo juntos por tantos meses! E é assim que vivemos. Em bons condomínios com ônibus exclusivos que nos levam para muitos lugares gratuitamente (ou pelo menos, com o valor embutido no valor que pagamos semanalmente no aluguel).

Condomínio da Disney onde eu morei

 

Como é o trabalho na Disney?

A parte boa! hehe…o trabalho! Ainda no seu processo seletivo, eles te dão uma lista de preferências, e nela, você diz do que gostaria de trabalhar (mas eles não prometem atender os seus pedidos rs). As funções podem ser:

  • trabalhar em lojas (merchandise)
  • trabalhar em brinquedos e atrações (operations)
  • trabalhar na limpeza do parque (custodial)
  • trabalhar em restaurantes de balcão, tipo fast food (quick services)
  • trabalhar em restaurantes com buffet ou serviço de mesa (full service)
  • trabalhar como personagem (character)
  • trabalhar como assistente de personagens (character attendent)
  • trabalhar controlando as paradas e as multidões (PAC)

 

Eventualmente aparecem outras roles, como Front Desk de hotéis ou salva vidas nas piscinas, mas esses são sempre oferecidos. Eu dei a sorte de cair na minha primeira opção, que era Merchandise, e mais sorte ainda por ter caído na minha área favorita da Disney: a Fantasyland do Magic Kingdom. Isso foi mesmo Deus! Eu não escolhi, não mencionei o Magic Kingdom…mas Deus queria que minha experiência fosse a mais perfeita pra mim! E foi! O trabalho era delicioso!

Eu era fixa nas lojas da Fantasyland, mas fui relocada para a loja do Piratas do Caribe, por 15 dias. Eu ficava na loja atendendo as pessoas, às vezes ficava no caixa, às vezes arrumava as pelúcias, às vezes só tinha que ficar interagindo com as pessoas, às vezes ficava no carrinho que vendia pins, do lado de fora. Toda hora a função mudava. E eu peguei muitas horas extras e todos os parques e até alguns hotéis. Eu realmente AMAVA trabalhar lá! Cada dia era uma história, novas pessoas, novos sorrisos…não é clichê, não faço tipinho…eu simplesmente reviveria esse programa todos os dias se assim pudesse! Falo de coração!

 

trabalhar na disney

Trabalhava de 30 a 40 horas semanais (você pode trabalhar mais se quiser pegar horas extras), e hoje em dia, sei que eles estão pagando cerca de U$10.00 a hora. Eles te garantem 30 horas semanais, sempre! E no seu pagamento já vem descontado seu aluguel (que também varia muito de acordo com o tamanho do seu apê). Mas é dinheiro suficiente pra você se alimentar direitinho, farrear e ainda comprar bastante coisinha! Quem deseja trazer dinheiro para o Brasil, aí deve se empenhar em pegar mais horas extras.

 

Vale a pena trabalhar na Disney?

SIM! Mil vezes SIM! Não estou falando do financeiro, mas sim do crescimento que você terá como ser humano, de todos os amigos pra vida que você fará, e principalmente de todas as lembranças, que você NUNCA irá se esquecer. Fiz outros programas, na Disney (Super Greeter ano passado) e na Universal Studios, mas posso afirmar, sem medo,que o ICP foi a melhor e mais deliciosa experiência da minha vida! Fora todo o lado pessoal, isso também agrega muito ao seu profissional. Em todas as entrevistas de emprego que fizer na vida, ao citar que trabalhou na Disney, você certamente despertará o interesse, ou pelo menos a curiosidade, de todos ao seu redor. Você terá passado pela maior e principal empresa de entretenimento do mundo, terá tido aulas na Disney University…isso agrega muito valor!

Fora isso, você saberá como é trabalhar e viver nos EUA, além de que essa é sim uma forma barata de conhecer a Disney, caso nunca tenha vindo. Os custos do programa são baixos, você pagará suas passagens com tarifa especial para estudantes (a STB ajuda em toda documentação e emissão de passagens) e poderá entrar de graça, quando e quantas vezes quiser, nos 4 parques Disney e seus dois aquáticos. E aí, procura o Ronaldo e a Orlando Tickets Online para alugar seu carro enquanto estiver aqui, e comprar seus ingressos pros demais parques. Olha que perfeito? hehehe

 

E então? Gostaram de saber como é trabalhar na Disney?

Obrigado, Aline, pelo seu depoimento. Caso desejem saber mais sobre os programas Disney, a Aline mantém seu canal no Youtube e está sempre respondendo perguntas a todos por lá (escreva Aline Pepe no Youtube que você a encontrará). Ela está sempre passeando pelos parques (mesmo agora gravidinha), quem quiser, só acompanhá-la em suas redes. (Instagram: @AlinePepe e Snapchat: AlinePepe)

Lembrando que o ICP sempre acontece nas férias de fim de ano, geralmente entre Novembro e Março.

Contem pra nós o que acharam, e o que acham da idéia de também trabalhar na Disney!

 

Leia mais:

 

Um abraço!

Equipe OTO

 

 

Deixe um comentário